quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Presença do pai na amamentação é tema de seminários no Rio de Janeiro na Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Secretaria de Estado de Saúde realiza, na manhã desta quarta-feira (7), o XXV Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação, celebrada na primeira semana de agosto. O evento, que acontece em parceria com o Hospital Federal dos Servidores do Estado e a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês), tem como tema o empoderamento de mães e pais em favor da amamentação e irá reunir profissionais de diferentes cidades, além de representantes da sociedade civil.  

– Nos primeiros meses de vida, o bebê que mama no peito, além de não precisar de nenhum outro alimento, tem o vínculo fortalecido com a mãe. Além disso, agora estamos fortalecendo também a participação cada vez mais forte da presença do pai em todas as etapas – explica o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos. 

A presença paterna na amamentação também será debatida durante o XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM), que acontece de 11 a 15 de novembro no Rio de Janeiro e está com as inscrições abertas. Segundo o professor de Medicina da UFRJ Marcus Renato de Carvalho, que comanda a mesa "O papel do pai na amamentação e cuidados da criança", diversos estudos mostram que, quando a licença paternidade é maior, também aumenta o tempo em que o bebê se alimenta exclusivamente com o leite da mãe.

"Os estudos também mostram que as mães que não podem contar com a atuação do pai da criança logo depois do parto têm mais problemas de saúde do que mães que têm a presença do pai. Mas esse é um cenário que, felizmente, está mudando", afirma Marcus Renato. 

"Os pais de hoje são diferentes dos pais das gerações de 30, 40 anos atrás. Eles estão mais conscientes e percebem o papel que têm na formação da criança e na amamentação. Esse é um tema que vamos discutir no congresso e que também faz parte da Política Nacional de Atenção ao Homem do Ministério da Saúde", explica. 


A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO 

O leite materno é, de modo geral, o melhor alimento para o bebê nos primeiros meses de vida. Ele hidrata, nutre, sustenta e ajuda a reduzir em até 20% a mortalidade dos recém-nascidos. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o leite seja o único alimento do bebê até os seis meses de vida e que a criança seja amamentada até os dois anos ou mais.

Sala de amamentação na SES

Mulheres que trabalham na sede Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro que voltam da licença maternidade podem, durante a jornada de trabalho, retirar seu leite, conservá-lo no freezer e levá-lo para casa no final de expediente. A sala, além de atender uma recomendação do Ministério da Saúde, garante mais conforto e tranquilidade às mães na volta ao serviço.

Apesar da recomendação do Ministério, o Brasil ainda conta com poucos ambientes de apoio à mulher trabalhadora que amamenta. As salas são espaços no próprio local de trabalho onde as mulheres que voltam da licença maternidade podem alimentar seus filhos.

Banco de Leite
Na rede estadual de saúde, é possível doar leite materno através de dois bancos de leite. No Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, e no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias.

Mulheres saudáveis que amamentam e não tomam medicamentos que interfiram na amamentação e na doação podem ser doadoras de leite materno. O leite das pacientes internadas é coletado na própria unidade com a ajuda de uma equipe multidisciplinar que atende as lactantes. Já as mulheres que doam em casa, a coleta é feita sob orientação do hospital. Não existe quantidade mínima para ser doada e a mulher pode realizar o procedimento quantas vezes quiser na fase de amamentação. Cada litro leite pode beneficiar até 10 bebês internados.

Semana Mundial e Agosto Dourado

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi lançada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação com objetivo de promover, proteger e apoiar a amamentação, buscando apoio dos governos e dos diversos setores da sociedade. A SMAM é o momento mais importante do ano para os fomentadores da causa, visando a construção de alianças que fortalecerão as políticas e programas de aleitamento materno e alimentação infantil. A semana faz parte ainda do Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno, com intuito de reforçar a importância do ato para a saúde da mãe e do bebê, reduzindo riscos de muitas doenças. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. 

Sobre o XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM)  

De 11 a 15 de novembro, o Rio de Janeiro sediará o XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM) e o V Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (V ENACS), que ocorrerão simultaneamente com a III Conferência Mundial de Aleitamento Materno (3rd WBC) e da I Conferência Mundial de Alimentação Complementar (1st WCFC) no. 

Os eventos serão precedidos pelo ato público conhecido como “Mil Mães Amamentando”, no dia 11 de novembro e pretende reunir mais de mil mulheres nos jardins do Museu de Arte Moderna (MAM), Parque do Flamengo. O evento de mães é gratuito. Para participar do encontros sobre amamentação, acesse o site https://enam.org.br/index.php e faça a sua inscrição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques do Pré- ENAM

Na segunda-feira (11) e terça-feira (12), acontecerão as nossas atividades Pré-ENAM, com o intuito de oferecer formação e vivências complem...