De 11 a 15 de novembro, o Rio de Janeiro sediará o XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM) e o V Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (V ENACS), que ocorrerão simultaneamente com a III Conferência Mundial de Aleitamento Materno (3rd WBC) e da I Conferência Mundial de Alimentação Complementar (1st WCFC) no Centro de Convenções Sul América, no Estácio. É o maior encontro de Aleitamento Maternos e Alimentação Complementar do ano e está sendo realizado pela IBFAN – Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (International Baby Food Action Network) com o apoio do Governo Brasileiro e de universidades públicas.
Esse ano, o tema será "Amamentação como um direito humano a ser protegido" e contará com a presença do professor Cesar Victora, um dos principais nomes de amamentação do mundo, e de convidados internacionais como o advogado David Clark, representante da UNICEF - NY, Carlos Gonzales, um dos maiores pediatras da atualidade, Lawrence Grummer-Strawn, da Organização Mundial da Saúde e Annelies Allain, da IBFAN internacional. O encontro também marca os 40 anos do método canguru e contará com o lançamento de estudos e pesquisas ligados à amamentação e alimentação complementar.
"A amamentação é um direito humano, assim como a alimentação complementar para o bebê. Por isso, é fundamental que a gente possa dar subsídios para empoderar mães e pais na questão da amamentação exclusiva", explica Maria Inês Oliveira, presidente nacional do Encontro.
"Empoderar é dar conhecimento, informação, apoio. É fazer uma rede social para que a mulher possa se sentir segura e confiante de que ela é capaz de alimentar o bebê, porque nós, mulheres, somos capazes", assegura.
Dentre os eixos trabalhados, estão a importância de se discutir a alimentação infantil no mundo, que envolve questões políticas, sociais e econômicas, além de culturais; também a ética e a equidade na alimentação infantil no mundo; as políticas e as práticas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e alimentação complementar e, por fim, a formação e educação voltada para esses temas.
O encontro será precedido pelo ato público conhecido como “Mil Mães Amamentando”, no dia 11 de novembro e pretende reunir mais de mil mulheres nos jardins do Museu de Arte Moderna (MAM), Parque do Flamengo.
Para participar do XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM) , acesse o site https://enam.org.br/index.php e faça a sua inscrição.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR: https://enam.org.br/programacao/index_programado.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário